30 outubro 2005

Pinguim

Um dia o pinguim foi até à beira da água e chamou Tartaruga Tartaruga. E a tartaruga apareceu cansada de ser tão velha porque as tartarugas vivem muitos anos e quase sempre dentro de água. Olha tartaruga disse o pinguim tenho uma nódoa no fato. Os pinguins usam sempre fatos de cerimónia não se percebe bem porquê mas a verdade é que é muito difícil imaginar um pinguim vestido de carpinteiro. A não ser que o carpinteiro esteja vestido para ir a uma cerimónia. É sempre assim. E agora o que é que eu faço perguntou o pinguim à tartaruga porque nisto as tartarugas são boas. Sabem muita coisa porque vivem muitos anos e quase sempre dentro de água. Já sei que já tinha dito isto mas gosto de figuras de estilo. Também sei que isto não é uma figura de estilo. A tartaruga disse olha pinguim não sei. Nem sequer conheço o estilo para saber se tem figura. Isto deve ser só figura. Aqui sou eu a falar não é a tartaruga. Que maçada disse o pinguim logo no meu melhor fato. Logo no meu único fato queixou-se o pinguim. Olha disse a tartaruga não te preocupes. É uma nódoa de quê perguntou depois. De quê perguntou o pinguim meio arreliado. É uma nódoa uma boa nódoa e não sei mais nada disse ele. A tartaruga não percebeu porque as tartarugas pensam de maneira muito diferente dos pinguins. É uma nódoa como tu e como eu disse o pinguim ou tu és uma tartaruga de quê perguntou-lhe. Não disse a tartaruga eu sou só tartaruga mais nada. Pois disse o pinguim. Eu também sou só pinguim e a nódoa também é só nódoa mais nada. Aqui é um parêntesis para dizer que também foi o pinguim que disse isto. Afinal não era preciso eu dizer que foi o pinguim porque se vê logo pela maneira como a frase começa. A outra pois. A frase. Então não há nada a fazer disse a tartaruga. Acho que foi isto que ela disse mas não garanto. Parece que não sou precisa nesta história. Estória. A minha avó só me ensinou as receitas para nódoas de qualquer coisa não me disse nada sobre nódoas sem mais nada disse a tartaruga e foi-se embora. Para dentro de água que é onde as tartarugas passam a maior parte dos muitos anos que vivem. Ainda não acabou agora é que interessa. Então o pinguim disse à nódoa Nódoa gosto muito de ti mas por favor vai-te embora. As nódoas não falam. E a nódoa foi mesmo embora porque o pinguim gostava muito dela. É estranho não é porque é que as tartarugas vivem mais tempo que os pinguins. Pergunto eu.