20 novembro 2005

cor-de-rosa

O meu quarto é cor-de-rosa. Nem sequer gosto muito de cor-de-rosa, mas isso não interessa nem faz mal nenhum. Apesar de tudo é um bom quarto, sem qualquer dúvida que atacar me possa. Não me chateia muito, é calado, calmo e sossegado, e a prova é que nunca falou comigo nem nunca saiu dali, sempre quietinho ao fundo do corredor. Deram-me este quarto há tanto tempo que já não me lembro. Sempre o conheci assim, com manhas e recantos, por isso habituei-me a pensar que nasceu comigo, embora seja cor-de-rosa. Bem, uma pessoa às vezes engana-se, acho eu. Quer dizer, nunca pensei que o meu quarto me viesse a dar problemas, é só isso. Já disse que ele tem manhas, claro, mas essas não me preocupam porque são iguais a todas as manhas de todos os quartos cor-de-rosa, e uma pessoa habitua-se. Só para dar um exemplo a quem não conhece quartos cor-de-rosa é assim: todos os quartos cor-de rosa têm a mania que são os mais giros, por isso gostam de se enfeitar com rendas, cortinas bordadas, colchas de seda (também cor-de-rosa), lacinhos e laçarotes e outras coisas assim; preferem usar perfumes doces e quentes, músicas de balançar, e flores pálidas e delicadas. São vaidosos, é o que é, e gostam de ser admirados, bajulados e mimados. Às vezes é difícil sair dum quarto cor-de-rosa por causa disso: mal se põe um pé fora da porta, percebe-se logo que o quarto cor-de-rosa se começa a queixar da luz muito forte, ou da luz muito fraca, ou do frio, ou do calor, ou do pó, ou de qualquer outra coisa, e então é preciso voltar atrás e recompor tudo segundo a vontade que ele mostra no momento. E isto pode acontecer trinta vezes seguidas. Quer dizer: se a luz está muito forte e nós fechamos um pedacinho as cortinas, quando vamos a sair outra vez percebemos logo que agora a luz está muito fraca e temos que voltar atrás e abri-las um pedacinho mais, e depois percebemos que a luz está outra vez muito forte e voltamos atrás e fechamos outra vez as cortinas um pedacinho mais, e assim até a luz ficar bem. Mas não acaba aqui. Quando a luz já está bem, é a almofada cor-de - rosa que o está a incomodar: e lá voltamos atrás outra vez, e rodamos a almofada um bocadinho mais para a direita, depois um bocadinho mais para a esquerda, depois outra vez um bocadinho mais para a direita, assim. Às vezes são mesmo trinta vezes, sem exagero nenhum. E isto é só um exemplo, como já disse. Outro exemplo é que não se pode falar alto num quarto cor-de-rosa porque lhe faz dores de cabeça. Todos os quartos cor-de-rosa sofrem de enxaquecas, coitados, ou então se não sofrem fingem que sim, mas acaba por dar no mesmo porque ficam com mau aspecto. Se se falar alto, é o que eu quero dizer. Também sofrem de insónias, mas isso é mais no inverno e resolve-se depressa se lhes contarmos uma história. Há coisas piores, mas pronto. Na verdade nem é assim tão mau, embora possa parecer a quem não conheça as manhas dos quartos cor-de-rosa. São realmente um bocado temperamentais, mas uma pessoa habitua-se e acaba por perceber que até são simpáticos, embora amuem se não lhes fizermos as vontades. Bem, os quartos cor-de-rosa sempre foram assim e é assim que o meu quarto era. Acho que perceberam isto. Mas ontem o meu quarto mudou. Não mudou de sítio, mas mudou tanto que já não o conheço e não sei o que é que hei-de fazer. Só porque lhe abri a janela-que-dá-para-o-jardim-que-tem-o-lago-virado-ao-sol, começou a rir, a rir, a rir, a rir, e até agora ainda não se calou. Será que a janela estava estragada?

13 Comments:

At 20 novembro, 2005 22:37, Blogger Alberto Oliveira said...

Eu gosto de te ver rir, principalmente. Também, da história das estórias à volta de um quarto côr-de-rosa.

As manhas de um quarto cor-de-rosa não me impressionam. O que me impressionou, de certo modo foi o tom claro do cor-de-rosa do texto que me pôs a pãp e laranjas (visualmente, entenda-se) para o resto da noite. TOU VESGOOOOOOOO!!

Bjs.

 
At 20 novembro, 2005 23:38, Blogger Lia C said...

desculpa... já pensei mudar a cor, mas estou a achar fabulosa esta coisa de vir aqui e não conseguir ver o que escrevi :))

bjs

 
At 21 novembro, 2005 09:18, Blogger isabel mendes ferreira said...

bom dia rosa de rosa....abraço.

 
At 21 novembro, 2005 11:17, Blogger Alberto Oliveira said...

Bom dia!

Melhorei consideravelmente. Já distingo uma nota de cinco euros de uma de cem.

Não peças desculpa, nem mudes a cor da letra. Esse também é o gozo...procurar pôr o pessoal zanaga...!

Bjs.

 
At 21 novembro, 2005 11:22, Blogger Alberto Oliveira said...

Que é que fizeste ao outro blog que eu gostava tanto de ler?!

 
At 21 novembro, 2005 22:32, Blogger Alberto Oliveira said...

...porque quando li o teu commentno meu blog, entendi* que estavas com um problema no teu(que grande trapalhada!) e afinal não estavas. Desisto de mais explicações; quanto mais explico mais "isto" se enreda.

"Não bater bem" é uma forma amigável de tratamento.

* Lá na Amok, acho que expliquei isso. Ou talvez não. Já não garanto nada! Que isto de andar de um blog para o outro deixa-me tonto.

Bjs. Do Legível com "í".

 
At 21 novembro, 2005 22:53, Blogger Lia C said...

exceptuando os dos meus filhos..., o bom dia rosa de rosa....abraço. foi o bom dia mais bonito que tive nos últimos tempos, por isso muito obrigada :)

e também foi muito bom saber que já distingues notas de 5 e 100, legivel... por acaso não tens aí nenhuma das últimas que me emprestes para eu verificar se a conheço?

Bjs

 
At 21 novembro, 2005 22:59, Blogger Lia C said...

ahahahahah!!!!!!! e estou mesmo! acabei de postar aquele comentário sem ver o teu último... não sei se é do blog ou dos olhos, mas alguma coisa anda a correr mal...

nunca, mas nunca, nunca, nunquinha imaginaria que "não bater bem é uma forma amigável de tratamento"... a sério que é? juras mesmo? (o que é que te deu para achares que precisavas de explicar isso, han? pensas que eu sou completamente zanaga e não sei distinguir as coisas, é? bem, bem...)

e agora que já me estou a habituar a escrever legivel sem acento nem penses que me vais convencer a pôr o dito no teu i!

bjs muitos

 
At 22 novembro, 2005 00:17, Blogger Alberto Oliveira said...

Não estás zanaga, nada.
Acho que está tudo esclarecido... pelo menos para mim, por hoje.

Tem uma boa noite. Vou despedir-me da noss amiga Amok_she.

Beijos.

 
At 22 novembro, 2005 10:15, Blogger Lia C said...

Descobri uma coisa fenomenal, Legível: se se seleccionar o texto todo lê-se muito melhor! Para a próxima vou fazer um em amarelo clarinho :))

Bjs

 
At 22 novembro, 2005 11:16, Blogger Alberto Oliveira said...

ahahahahahahahaah!

queres pôr-me de bengala e de caixa de esmolas na mão. Tá bem!

 
At 25 novembro, 2005 22:59, Blogger amok_she said...

...bahhhhhhh...rosa?????? odeio cor_de_rosa!!!grrrr

...o pior é q este ano, no verão, vi-me obrigada a usar essa cor ...horrorosa!...uma amiga deu-me uma mala...q adoraria ñ fosse ...cor_de_rosa,credo!...e pronto!, amizade obriga a estas coisa...lá tive q comprar umas coisitas pra fazer um conjuntinho...o q ñ se faz por um(a) amiga(o)!???!;-)

[cheguei atrasada, mas...nc falho!);-)))]

 
At 27 novembro, 2005 13:56, Blogger Lia C said...

hmmm... pois.... também está longe de ser a minha cor preferida, Amok... e olha que não sei se gostaria de ter uma amiga que me oferecesse uma mala cor-de-rosa ;)))

atrasada, tu?!

bjs muitos

 

Enviar um comentário

<< Home