20 dezembro 2005

O Oleiro

Havia em Kara-Ob um homem, oleiro de ofício, que por herança da arte e segredos da inspiração conseguia do barro as mais belas formas que algum homem já fez. Chegou tão longe a fama do oleiro e da beleza das peças que um dia, já perto do lusco-fusco, lhe bateu à porta um estranho viajante com uma oferta e um desejo: “Trago-lhe o melhor pedaço do melhor barro do mundo. Quero uma obra perfeita.”

Seiscentos dias estudou o oleiro todas as formas ainda por inventar. Respirou com o barro o mesmo ar e anseios, e juntos procuraram o único meio possível de dar forma à perfeição. Do barro o homem conheceu a história e as vontades, tão completa e profundamente como só a cumplicidade de muitas luas permite conhecer. Finalmente pegou no barro. Oito dias e nove noites, sem interrupções, deixou o barro que o oleiro lhe extraísse as formas, até se realizar naquilo que ambos queriam que fosse: um tijolo. Perfeito.

4 Comments:

At 21 dezembro, 2005 23:58, Blogger 919 said...

Este teu conto é muito bonito. Tem algo de japonês (quero dizer, da antiga cultura japonesa)... (poemas haiku são japoneses, não são? com um nome destes só pode!...)

 
At 22 dezembro, 2005 01:34, Blogger iNuno said...

é! realmente os haikus são dos japinas (fala o pseudo-perito na matéria). mas parece-me a mim, que este contonto é mais a atirar para aquela coisa dos contos zen, ou budistas, ou taoístas, ou por aí fora.

por mim, até te via na Índia, Lia, a escrevinhar este tijolo perfeito.

e deixa-me dizer-te que este tijolo perfeito só aqui podia ser criado, não fosse esta uma casa perfeita (agora podes corar).

ah!, e eu já tinha visto a telha perfeita. agora conheci o seu primo. :)

bjinhos

 
At 22 dezembro, 2005 13:15, Blogger Lia C said...

Sabem?... eu leio o que dizem e fico embaraçada, porque isto são das tais imagens que um dia cairam e se transformaram assim... de certa forma sinto que não é meu, nada é meu - eu só despejo no "papel" o que me chega não sei de onde nem para quê (e quanto mais rápido, melhor). É por isso que é embaraçoso: vocês lêem coisas escritas em poucos minutos e acham bonitas - e eu acho que nunca cumpro devidamente o papel de transmitir tudo o que me é "pedido". (é melhor não pensar muito nisto, acho...)

Beijos muitos

(eu não coro, Jigoku... mas fico apreensiva. + bjs)

 
At 22 dezembro, 2005 13:17, Blogger Lia C said...

espera lá: onde é que viste a telha perfeita? (eu às vezes tenho telhas, mas raramente são perfeitas...)

 

Enviar um comentário

<< Home